O que seria de você se não fosse aquele amigo? Ele que te escuta, te ajuda nos momentos mais difíceis e divide as alegrias dos teus dias também.
E como ajudar esse amigo se ele estiver precisando?
A psicologia é fera em escutar e orientar pessoas, não é mesmo? Então, será com ajuda dos conceitos dela que eu vou te dar duas dicas bem legais de como dar um “help” pra esse amigo.
A primeira dica é: escuta ele. Muitas pessoas se sentem mais aliviadas depois que conseguem simplesmente falar sobre os seus problemas. Às vezes o que está acontecendo é tão angustiante que carregar aquilo em silêncio pode ser muito pesado. Sem dúvida ter um amigo que sabe escutar é muito bom.
A segunda dica é: seja empático. Empatia é você se colocar no lugar da pessoa. Você e seu amigo são pessoas diferentes, por mais que tenham afinidade, podem ter maneiras de pensar e se comportar diferentes. Criticar o seu amigo, como, por exemplo: “Se eu fosse você não estaria assim tão chateado” não vai ajudar em nada. Seu amigo, que já está sensibilizado, só vai ficar mais chateado. Por isso, é bacana você se colocar no lugar dele e tentar entender como ele se sente, mesmo que não concorde.
Depois desses dois passos fica mais fácil dar conselhos para esse amigo. Porque ele já vai ter se sentido escutado e compreendido e, consequentemente, vai estar mais aberto ao que você vai falar.
Boa sorte!