Você sabia que o que você come pode influenciar seu rendimento e disposição para estudar? Estudar para o ENEM é como se preparar para uma maratona. Mas ao invés de treinar nossos músculos precisamos dar aquele alinhamento no cérebro. Simmmm, e por isso acredito que vale a pena aderirmos a algumas dicas de alimentação para dar aquela forcinha para aumentar concentração e foco tanto no estudo quanto no momento da aplicação do Enem. Primeiro, precisamos entender que nosso cérebro (responsável pelo nosso melhor desempenho) representa 2% do nosso corpo, mas usa 20% da nossa energia de repouso. Por isso, incluir alguns alimentos tanto na preparação, na véspera quanto no dia de encarar o ENEM podem, e muito fazer a diferença no seu desempenho. Confere aí as dicas:

PARA A PREPARAÇÃO: Nos dias de estudo é importante que, além de uma rotina de horários você tenha também um consumo de carboidratos de lenta liberação, já que os alimentos que se transformam rápido em açúcar no sangue podem aumentar o sono e piorar a concentração. Aí vão os queridinhos: batata doce, aipim, arroz integral, batata salsa, farelo de aveia, farelo de trigo … e sim, você precisa de carboidratos, agora não é o momento de fazer dietas restritivas ou lowcarb ou cetogênica. Vai ser importante para sua concentração manter bons níveis de energia para seu cérebro. E isso você pode garantir incluindo esses alimentos ao longo do dia. Outra dica para os dias de estudos é aumentar as fontes de ômega 3 que além de ser uma gordura boa auxilia na concentração, memória e comunicação entre os neurônios. Boas fontes de ômega 3 você encontra na sardinha (pode ser em lata mesmo, sempre em óleo), linhaça, chia e semente de abóbora também são boas opções para lhe auxiliar na produção dessa gordura tão importante. O ovo, principalmente com a gema mole também é um bom combustível para o queridinho cérebro. Não esqueça também que os vegetais além de saudáveis podem melhorar a chegada de sangue até o cérebro e garantir um melhor aprendizado, especialmente a beterraba, o espinafre e os verdes escuros. Bom, agora você tem algumas opções de alimentos para almoço, jantar e alguns snacks.

 

 

PARA CONTER A ANSIEDADE: Se você está ansioso ou muito preocupado e percebe que isso atrapalha sua rotina de estudos procure perceber se não está consumindo muitos alimentos estimulantes como café, chá mate ou chimarrão em excesso, alimentos com GLUTAMATO MONOSSÓDICO (bolachas salgadas, temperos prontos, salgadinhos de pacote e até amendoins tem esse ingrediente na composição), esse realçador de sabor excita as células nervosas e pode desencadear mais ansiedade. Para equilibrar você pode fazer um chazinho de melissa ou camomila que ajudam seu corpo a se acalmar ou ainda comer uns 3 quadradinhos de chocolate, mas tem que ser com bastante cacau (tipo uns 60%) pra ajudar mais ainda o cérebro a ficar feliz e concentrado. O açúcar em excesso além de aumentar o sono também tem efeito estimulante e pode atrapalhar a concentração então procure equilibrar o consumo nessa etapa de preparação para a prova.

NA VÉSPERA DA PROVA: A regra básica para esse dia é NÃO EXPERIMENTE NADA NOVO. Assim como os atletas de maratona, os atletas do ENEM devem evitar qualquer alimentos que interfira no seu bem estar físico. Opte por alimentos que você já está acostumado, optando sempre por pratos mais leves (que não atrapalhe seu sono e nem te deixe super cansado)

 

NO DIA DA PROVA: Evite ir fazer a prova em jejum, mesmo que seja da sua rotina não comer de manhã. Faça um ovo mexido ou uma crepioca ou mesmo uma banana amassada com farelo de aveia e pasta de amendoim, essas opções vão te dar energia e nutrientes para chegar ao final da maratona. É importante levar alguns suprimentos para a prova para garantir seu gás. Algumas dicas de lanches podem ser: nozes, castanhas, frutas, chocolatinho 70% cacau ou até barra de cereais (mas cuidado, procure marcas que tenham poucos ingredientes e preferencialmente não tenham o xarope de glicose). Não esqueça de levar água.

No almoço pegue leve, evite comer muita carne gordurosa ou feijoada pra não ficar sonolento. Tente fazer um prato colorido com salada, carboidrato (daqueles que sugeri inicialmente são os que podem te ajudar a ter mais foco) e uma proteína (preferencialmente frango, peixe ou ovo).

Vale a pena lembrar que equilíbrio é uma palavra importante para esse período da sua vida, organize seus horários para ter tempo livre de ficar com a família, de fazer as refeições com calma, de fazer exercícios, de fazer NADA e de dormir. Não adianta enfiar a cabeça nos livros e esquecer de descansar e de mexer o corpo.

Espero que as dicas sejam úteis e te ajudem a atingir seu melhor!!! Boa prova a todos.

Marina Goss – nutricionista CRN10 1374